• Não há produtos à comparar
Limpar tudo Comparar
  • Nenhum produto no carrinho.

Blog

  /  Blog Hora   /  A importância do Aterramento

A importância do Aterramento


Em vários segmentos profissionais o uso do aterramento se faz necessário, então, se você ainda não sabe da sua importância, precisa urgentemente aprender a fazer de forma eficiente e eficaz. Não é pressão, além de seguir as normas e conservar o equipamento instalado, você evita que seu cliente tenha um acidente. O sistema de aterramento: consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

Conforme já foi dito, fazer o aterramento é obedecer às normas de segurança da ABNT, também garante o funcionamento adequado da instalação e a segurança dos fenômenos que possam comprometer a eficiência adequado dos equipamentos. Entre as vantagens, podemos citar:

  • Proteção da integridade física das pessoas;
  • Facilitar o funcionamento de dispositivos de segurança e
  • Descarregar cargas eletrostáticas da carcaça de equipamentos.

As observações feitas por fabricantes de cercas elétricas em seus manuais, indicam que o aterramento é obrigatório e muito importante para a sensação de choque a quem vier a tocar nos fios da cerca, além da proteção contra raios e sobrecarga da rede elétrica e/ou fiação dos sensores. Nos DVR/NVR não é diferente, requer um aterramento para evitar interferências e na proteção do sistema. Procure sempre um local mais úmido para fixação da haste de aterramento (barras cobreadas). As hastes devem ser superiores a 2 m, exceto quando associados a uma malha de aterramento. Atenção: não utilizar o neutro da rede elétrica como aterramento.

O que achou do artigo? Esqueci algo e gostaria de comentar?


Distribuidora de produtos para postos de combustíveis e segurança eletrônica.