A importância do EPI
Qualquer atividade profissional possui algum tipo de risco. Os EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual auxiliam na proteção dos trabalhadores em suas atividades, minimizando os potenciais perigos. Os mais comuns são óculos, protetor auricular, máscaras, mangote, capacete, luvas, botas, cinto de segurança e outros itens de proteção. Além de indispensáveis em fábricas, na construção civil, os autônomos e prestadores de serviços também necessitam desse tipo de proteção.
.
Na contratação, se faz necessário a entrega e treinamento dos equipamentos. Respeitar o uso é a melhor forma de manter o cuidado e a proteção do trabalhador. Os EPI’s são fundamentais também para prevenir doenças ocupacionais, evitando o comprometimento da capacidade do profissional, durante e depois da fase ativa de trabalho.
.
.
A Norma Regulamentadora NR6 é que determina o uso dos equipamentos de proteção e estabelece que os mesmos devem ser fornecidos gratuitamente no desempenho profissional. Em caso de perda ou danos a empresa deve substituir imediatamente, garantindo mais segurança nas atividades. O EPI deve estar em boas condições de uso e ter o Certificado de Aprovação CA, em conformidade com o Ministério do Trabalho.
E você curte EPI?